Esteira

Animação de homem usando um aparelho de ginástica esteira

A melhor esteira residencial…

A esteira é o equipamento mais vendido em todo o mundo, assim como é uma excelente escolha para pessoas que buscam uma atividade de alta intensidade cardiorrespiratória. 

Entre os benefícios de usar a esteira estão a perda de peso, regulação do sistema imunológico, melhora da respiração, entre outros. Por outro lado, é importante lembrar que é o equipamento que mais requer manutenção por ter uma construção mais complexa que outros.

Importante!

Confira abaixo quais os pontos que você não pode deixar de analisar para escolher a melhor esteira para a sua casa.

Avaliados e recomendados | Melhores esteiras
Custo-Benefício

Cuidados ao comprar sua Esteira Residencial!

Motor (esteira residencial)

O motor é, juntamente com a estrutura, o componente mais caro de uma esteira. A potência do motor em si é muito importante para a durabilidade e funcionalidade. Um motor fraco pode significar um equipamento travando, e consequentemente, trabalhando com sobre esforço, diminuindo assim, a vida útil do equipamento. Logo, para uma esteira residencial, motores com potência a partir de 1HP (corrente contínua), são recomendados.

Estrutura

Uma esteira muito pequena não será adequada caso você queria caminhar mais rápido (6km/h ou mais) ou correr, portanto é ideal entender seus objetivos. A superfície de caminhada (parte coberta pela lona), deve ter uma amplitude suficientemente confortável, sem reduzir seu passo de caminhada natural. Além disso, observe também se a “estante”, parte onde fica o painel e os agarres da esteira, se move com muita facilidade quando você aplica uma determinada força, o ideal é uma estante o mais firme possível.

Lona e plataforma

A parte inferior da esteira é fundamental para que seu equipamento possa ser devidamente utilizado. Uma plataforma, normalmente feita em madeira, não pode flexibilizar-se muito quando você força seu peso sobre ela, caso contrário, tende a quebrar ou então moldar-se de acordo ao peso do usuário. A lona, por sua vez, deve ser preferencialmente em material emborrachado para evitar deslizes. Sendo assim, quando maior a espessura de ambos materiais, melhor.

Painel e extras

Por mais que vários programas e funções variadas possam ser atrativas na hora da compra, a maioria das pessoas que utiliza a esteira frequentemente, acaba por optar por um treino simples, sem utilizar esses diferenciais. Assim sendo, vale ressaltar que quanto mais implementos, maior a chance do seu equipamento necessitar uma manutenção mais frequente. Componentes, como painéis touch, motores de inclinação e outras funções extras, podem ser interessantes para casos específicos, mas primordialmente, o básico é o que mais importa.

Curiosidades sobre Esteiras!

Esteira como máquina de tortura

A esteira, ou ao menos uma primeira versão do equipamento, foi criada com a finalidade de ser usada como uma máquina de trabalho forçado aplicada à prisioneiros ingleses. Com engrenagens ligadas a moedores de milho, esse aparelho rudimentar foi implementado primordialmente em uma prisão da Inglaterra durante o século 19.

Com motor (ou não)

Existem esteiras com e sem motor. Ao mesmo tempo que os modelos mais econômicas são os modelos pequenos e simples de tração manual e sem motor, o mesmo vale para alguns dos modelos mais caros. São os relativamente recentes modelos “cross”, que também são de tração manual e sem motor. Estas porém, contam com um sistema de engrenagens e rolamentos muito mais sofisticado que as econômicas, que por sua vez, funcionam basicamente com um sistema simples de 2 rolamentos, intercalados por uma plataforma de madeira.

Primeira esteira

Ainda que tenham existido outros modelos de esteiras anteriormente, o modelo PaceMaster 600, inventada por um engenheiro americano chamado William Edward Staub, foi o primeiro modelo de esteira residencial para venda ao consumidor final. Isso aconteceu no final da década de 1960.

Esteira Profissional vs. Esteira Residencial

Embora existam exceções, via de regra a esteira para uso profissional é diferente da residencial, principalmente em sua estrutura que é muito maior e mais robusta, mas fundamentalmente diferenciada no motor. Os modelos profissionais utilizam motores AC (corrente alternada) enquanto as residenciais utilizam DC (corrente contínua). Como resultado, a corrente elétrica alternada confere mais potência às esteiras profissionais.