Elíptico

O melhor elíptico residencial…

A princípio, o aparelho elíptico surgiu como uma alternativa para a esteira na simulação de caminhada/corrida, tendo como grande diferencial, a redução do impacto nas articulações quando comparado a esteira. 
 
O elíptico é uma excelente opção de treino aeróbico de alta intensidade, com maior distribuição da força, uma vez que o esforço é dividido entre braços e pernas, portanto gera menos impacto nas articulações.

Importante!

Confira abaixo quais os pontos que você não pode deixar de analisar para saber qual elíptico é perfeito para você.

Avaliados e recomendados | Melhores elípticos
Custo-Benefício

Cuidados ao comprar seu Elíptico Residencial!

Estrutura (elíptico residencial)

O elíptico é um equipamento com muitas partes móveis, a estrutura em si, é a parte mais cara do equipamento (metal, plásticos, borrachas…). Escolha um elíptico com uma estrutura que seja ao mesmo tempo suave ao movimento, porém firme na sua base principal. Idealmente, o equipamento deve mover-se o mínimo possível enquanto o exercício é executado. Isso evitará com que o aparelho acabe por afrouxar as partes móveis, necessitando frequentemente estar em manutenção.

Tamanho do passo

O movimento de elipse é fundamental para que o equipamento corresponda ao exercício proposto, afinal, daí vem o nome do equipamento, que realiza um movimento elíptico (oval), e não circular. Isso faz com que a intensidade de esforço aplicada no equipamento seja maior e mais fácil, resultando em um desempenho muito mais efetivo ao exercício.

Roda de inércia

Equipamentos como o elíptico, a bicicleta e a spinning, possuem um componente chamado “roda de inércia”. A roda de inércia é o vetor central que transforma a intensidade do exercício. Podemos compara-lo à catraca da bicicleta, então, quanto mais pesado, maior a amplitude de intensidade do exercício. Para um elíptico residencial, opte por uma roda de inércia a partir de 4kg, isso lhe trará um bom desempenho do aparelho, e logo, uma boa execução do exercício.

Outros componentes

Assim como em outros equipamentos, o movimento básico é o que acaba sendo mais importante no longo prazo. Atributos como inclinação, programas, telas touch e outros, são muito atrativos no momento da compra, entretanto, são pouco utilizados na uso diário do equipamento. O melhor elíptico residencial deve possuir componentes básicos e funcionais. Um painel minimalista com informações de tempo e velocidade é suficiente, assim como um regulador de intensidade manual. Atributos mais simples, resultam em uma manutenção mais simples e menos frequente.

Curiosidades sobre Elípticos!

Por um exercício sem impacto

Primordialmente, o elíptico foi criada por um engenheiro americano chamado Larry Miller, um ex funcionário da General Motors. Em meados dos anos 90, Larry estava buscando alguma opção de exercício onde o impacto sobre as articulações fosse reduzido, e como resultado, desenvolveu o elíptico, que distribui a força por todo o corpo, trabalhando com braços e pernas.

O primeiro elíptico residencial

O primeiro elíptico desenvolvido popularmente para fins comerciais, foi o modelo Precor EFX 544 lançado em 1996. A marca americana Precor, comprou os direitos do equipamento de seu inventor Larry Miller (ver acima). Inicialmente para divulgar a nova máquina, a empresa descreveu o equipamento como um “simulador de sky, emulador de escadas, corrida e ciclismo em um só equipamento.”

Fama

Os elípticos são o segundo equipamento mais popular nas academias do Brasil atualmente, perdendo somente para a esteira, e mais popular que o seu antecessor, a bicicleta.

Elíptico residencial vs. Esteira residencial

De acordo com um estudo do Medica College of Wiscosin, a média de calorias queimadas correndo em uma esteira por um hora é de 705 a 866, enquanto no elíptico é de 773. Isso mostra que a esteira leva uma leve vantagem na queima de calorias quando comparada com o elíptico.