Bicicleta

Animação de homem usando uma bicicleta ergométrica

A melhor bicicleta ergométrica…

A bicicleta ergométrica é uma excelente opção para quem busca praticar exercícios aeróbicos de intensidade baixa ou média, com foco principalmente na musculatura inferior do corpo. 

Ainda que a queima de calorias seja menor que equipamentos como a esteira e o elíptico, a bicicleta por outro lado, é um equipamento de baixo custo de manutenção e extremamente silencioso. Bem como, uma bicicleta residencial pode utilizada em qualquer espaço, inclusive apartamentos com pouca proteção acústica.

Importante!

Confira abaixo quais os pontos que você não pode deixar de avaliar ao escolher qual a melhor bicicleta para você ter na sua casa.

Avaliados e recomendados | Melhores bicicletas
Custo-Benefício

Cuidados ao comprar sua Bicicleta Ergométrica!

Movimento

Embora seja um tanto óbvio, o fato da bicicleta ter um movimento agradável de execução, e não um sistema “travado” ou um pedal desconfortável, é fundamental. Esse detalhe vale principalmente para a utilização do equipamento no longo prazo. Do contrário, pode resultar na perda da motivação para usar o produto, e por fim, terminar como um item jogado em algum canto do sua casa. Procure bicicletas com um pedalar fluído, e sobretudo, uma posição confortável ao utilizar. Um equipamento muito pequeno pode trazer mais dores de cabeça do que benefícios.

Estrutura (bicicleta ergométrica)

Similarmente que em outros aparelhos, a estrutura da bicicleta é a parte mais cara do equipamento (metal, plásticos, borrachas, etc.). Portanto, é importante que a estrutura seja ao mesmo tempo suave ao movimento que lhe corresponde (o exercício em si), porém firme na sua base principal. Em suma, a idéia é que o equipamento se mova o mínimo possível durante o exercício. Isso evitará com que a bicicleta acabe prejudicando o movimento em si. Do contrário, o esforço estará canalizado na busca por equilíbrio no equipamento e não na execução apropriada do exercício.

Roda de inércia

Equipamentos como o elíptico, a bicicleta e a spinning, possuem um componente chamado “roda de inércia”. A roda de inércia é o vetor central que transforma a intensidade do exercício. Funciona similarmente a catraca de uma bicicleta, quanto mais pesado, maior a amplitude de exercício que será possível executar. Para equipamentos residenciais, uma roda de inércia a partir de 4kg é recomendada para uma boa execução do exercício.

Outros componentes

Assim como em outros equipamentos, o movimento básico da bicicleta é o que acaba sendo mais importante no longo prazo. Outros atributos como inclinação, programas, telas touch e outros, acabam sendo componentes muito atrativos no momento da compra, porém acabam esquecidos na utilização diária do equipamento. Escolha uma bicicleta que tenha componentes básicos e funcionais. Um painel minimalista, com informações de tempo e velocidade é ótimo para evitar manutenção, assim como um regulador de intensidade manual ao invés do digital.

Curiosidades sobre Bicicletas!

Vertical ou horizontal

Definitivamente você já deve ter visto aqueles modelos de bicicleta onde o usuário fica em uma posição de divã, quase deitado enquanto pedala. Esse modelo é chamado de bicicleta horizontal. Não é tão popular quanto o modelo vertical, mas mesmo assim, é encontrado na maioria das academias. A grande diferença entre essa bicicleta e o modelo tradicional, além do design é claro, é que o modelo horizontal é mais indicado para pessoas com alguma dificuldade de mobilidade ou dores na lombar.

Joelho reto?

A posição ideal ao utilizar uma bicicleta, é com braços e pernas levemente dobrados, e não completamente completamente estendidos ao tocar o guidão ou o pedal. Isso vale para os modelos estáticos (ergométrica), e da mesma forma para as bicicletas tradicionais para andar na rua. Dessa forma, você evita a sobrecarga nas articulações de joelho e cotovelos.

Porque bicicleta ergométrica?

O termo “ergometria” vem do vocabulário médico, que significa a medição do esforço progressivo em um indivíduo qualquer, através do monitoramento de alguns indicadores como eletrocardiograma e pressão arterial. A bicicleta, que a princípio, era utilizada como um equipamento médico com o objetivo de realizar tais monitoramentos, acabou adotando o nome de forma permanente. Dessa forma, mesmo sem ter o mesmo objetivo inicial da ergometria, o nome pegou, e as bicicletas de ginástica seguem popularmente carregando o sufixo “ergométrica”.

Mini bicicletas

Atualmente, existem modelos de bicicletas estáticas de todos os tipos e tamanhos, inclusive modelos tão pequenos, que cabem em uma caixa de sapatos. Trata-se das relativamente recentes mini-bikes, que contam com uma estrutura pequena de metal com um pedal. Esse modelo de bicicleta pode ser utilizada confortavelmente sentado no sofá da sua sala e encaixando o equipamento aos seus pés.