Estação de Musculação

Aparelho de ginástica multifuncional

Melhor aparelho de ginástica multifuncional…

Multifuncional ou estação de musculação, são simplesmente denominações diferentes do mesmo aparelho. Em suma, uma academia na sua casa.
Para quem tem um espaço exclusivamente dedicado ao exercício, esse é o equipamento ideal se você estiver buscando aumento e fortalecimento de massa muscular. Afinal, com algumas variações, é possível treinar absolutamente todos os grupos musculares. Lembrando que a intensidade vai depender basicamente do equipamento escolhido.

Importante!

Quer ver todas as dicas para escolher o multifuncional perfeito para sua casa? Então confira abaixo quais os pontos que você não pode deixar de avaliar.

Avaliados e recomendados | Melhor aparelho de ginástica
Custo-Benefício

Cuidados ao comprar seu Aparelho multifuncional!

Torre de pesos

Uma torre de pesos com um nível desafiador de intensidade é primordial. Dessa forma, você conseguirá fazer exercícios aplicando força suficiente, e com uma boa execução do exercício. Uma torre de pesos muito leve, acaba transformando sua estação de musculação em um jogo de acessórios, e consequentemente um investimento desproporcional com o resultado obtido. 
A torre de pesos demanda que o equipamento inteiro seja mais robusto. Roldanas e cabos devem ser mais resistentes, e consequentemente a estrutura de aço deve ter uma espessura maior. Para um aparelho de ginástica multifuncional residencial, o peso indicado dependerá muito do seu nível físico. Como regra geral, recomendamos uma torre de pesos de no mínimo 50kg.

Estrutura (aparelho multifuncional)

Uma estação de musculação é repleta de partes móveis e estruturas metálicas que são, definitivamente, o principal custo na fabricação desse equipamento. Um movimento suave de roldanas ao esticar qualquer uma das partes móveis é fundamental, além disso, o centro de gravidade do equipamento deve ser firme e estável. Do contrário, você estará constantemente tentando compensar o foco do exercício com a estabilização do equipamento, equilibrando seu corpo na direção do equipamento, e no pior dos casos, gerando lesões desnecessárias. Na maioria das vezes um equipamento com poucos atributos, porém com uma base firme e sólida, acaba sendo muito mais útil que equipamentos com várias funções, porém instáveis.

Amplitude do exercício

Esticar e retrair as articulações de forma apropriada e completa é um dos passos básicos da musculação. Um equipamento que não permite que a extensão do braço seja completa em um exercício, como na puxada superior para costas por exemplo, fará com que o efeito desejado não seja alcançado ou seja até mesmo nulo. Você não estará trabalhando completamente a extensão do músculo. Além disso, mantendo o mesmo em tensão constante, poderá gerar lesões desnecessárias. Escolha um equipamento que permita um longo alcance dos movimentos, e principalmente, não esqueça de levar em conta suas características individuais de altura e peso.

Outros componentes

Barras, straps, agarres e outros componentes são ótimos para ter uma variedade maior dos exercícios possíveis, em um único aparelho de ginástica multifuncional. Além disso, as conformações do próprio equipamento que possam permitir posições diferentes de exercício, por exemplo: barras fixas, hastes de sustentação, etc. São ótimos diferenciais para você ter um treino completo. Uma academia inteira na sua casa, desde que o mais importante seja levado em consideração. A estabilidade do equipamento. Caso contrário, melhor optar pela opção com menos atributos, porém em uma estação mais sólida e funcional.

Curiosidades sobre Multifuncionais!

Primórdios dos multifuncionais

Primordialmente, os aparelhos de ginástica multifuncional, como conhecemos atualmente, foram desenvolvidas a partir de um protótipo desenhado pelo Doutor Gustaf Zander há mais de 150 anos. 
Em 1857, enquanto trabalhava como professor de ginástica, percebeu que não tinha tempo nem energia suficiente para ensinar adequadamente todos os seus alunos. Logo, teve a ideia de construir uma série de aparelhos de madeira, que equipou com pesos, alavancas e molas para gerar uma força de resistência.

Tipos variados

Atualmente existem estações de musculação para todos os gostos, com vários usuários simultâneos, várias torres de peso e inclusive diferentes tipos de resistência. No caso da resistência do equipamento, não existem somente as tradicionais placas de peso de ferro maciço. A resistência magnética é um exemplo. Nesse tipo de sistema, o distanciamento entre imãs, gera a resistência do equipamento, podendo ser regulado como em uma estação de pesos tradicional.

Alavanca vs. Polia

Embora os aparelhos multifuncionais contem em sua ampla maioria com um sistema de polias e cabos para a resistência, o princípio é o mesmo utilizado em uma alavanca simples sem nenhuma polia. Podemos encontrar esse tipo de sistema de alavanca tradicional naqueles equipamentos de peso livre nas academias. Esse tipo de equipamento tende a ser mais robusto também.

Primeira academia

A primeira academia aberta ao público é creditada ao ginasta francês, Hippolyte Triat. Ele abriu sua primeira academia em Bruxelas e depois uma segunda unidade foi aberta em Paris ao final dos anos 1840.